Projeto Pedagógico
Projeto
· Tema: Salto Grande, minha terra
· Objetivos:
Objetivo geral
- Despertar o sentimento de amor ao lugar que vive enaltecendo a sua cidadania, através da utilização de recursos tecnológicos.
Objetivos específicos
- Ativar os conhecimentos prévios sobre o conhecimento da história da cidade,
- Conhecer a História do município,
- Identificar várias interpretações da história de Salto Grande
- Reconhecer os principais locais da cidade,
- Apreciar as belezas de nosso município,
- Compreender e localizar a localização geográfica dos municípios limítrofes,
- Apresentar a importância da utilização do hipertexto,
- Interagir com o computador,
- Conhecer o funcionamento do blog.
· Conteúdos:
- Textos e imagens históricas,
- Leituras de diferentes gêneros textuais,
- Visualização de mapas,
- Arte visual,
- Linha do tempo,
- Manuseio do computador
- Identificação de hipertexto
- Procedimento de seleção nos blogs.
· Anos:
- 2º anos do Ensino Fundamental.
· Tempo estimado:
- 1 Bimestre.
· Desenvolvimento:
- 1ª etapa: Num primeiro momento, o professor em sala de aula, vai propor numa roda de conversa, o tema deste projeto que foi selecionado previamente em outra discussão em sala de aula, sobre o centenário de nosso município.
Fará perguntas pertinentes a história de nossa cidade para saber o que eles já sabem.
Na lousa, serão anotadas em forma de lista algumas informações relatadas pelos alunos.
- 2ª etapa: Nesse momento, propor a leitura compartilhada de um texto sobre a história de nosso município, fazendo à interpretação oral paralela as informações relatadas na primeira etapa.
- 3ª etapa: Incentivar os alunos a trazer de casa fotos (antigas e/ou atuais) e também informações sobre o nosso município.
- 4ª etapa: Elaborar um mural com as fotos e informações trazidas pelos alunos e compartilhadas com os colegas da sala.
- 5ª etapa: Sair com os alunos para uma caminhada com o intuito de apreciar e reconhecer lugares públicos e importantes para os munícipes. Incentivar aqueles alunos que tiverem câmera fotográfica digital a estar utilizando para documentar as visitas realizadas.
Exemplos de alguns lugares para serem visitados:
Ø Prefeitura, Câmara Municipal, Biblioteca Pública, espaço Acessa - SP, Rodoviária, Comércio, Usina, prainha, Via Férrea que corta a cidade, algumas indústrias, instituições, etc.
- 6ª etapa: O professor irá coletar as fotos obtidas com os alunos e elaborará um PowerPoint com algumas dessas imagens para utilizar em uma aula para ser executada na sala de informática, onde os alunos terão contato com estas fotos em um telão e serão motivados a identificar esses espaços.
- 7ª etapa: O professor irá propor aos alunos a releitura do texto informativo sobre o município utilizado no segundo momento, mas desta vez, na sala de informática utilizando o computador para leitura do texto contendo hipertexto, em que os alunos poderão explorar essa ferramenta.
- 8ª etapa: Neste momento, o professor irá apresentar o hino da cidade fazendo primeiramente a leitura da letra associando aos fatos históricos que foram estudados até o momento e que fazem parte da letra da música do município.
Irá fazer a leitura de uma breve biografia do compositor da letra e também fará um breve comentário sobre o cantor que emprestou sua voz para a melodia.
Só então, poderão apreciar a música ouvindo e cantando a historia da cidade.
- 9ª etapa: Propor a discussão sobre a história do município aos alunos utilizando o computador na sala de informática em que terão oportunidade de navegar no blog: Centenário Salto Grande.
Este blog oferece informações sobre a história do município e atualidades: contém fotos atuais e históricas de diferentes lugares da cidade e vídeos de eventos.
Os alunos também poderão visualizar um relógio que estará marcando a contagem regressiva para o centenário da cidade que ocorrerá em 27 de dezembro de 2.011.
· Produto final:
Como produtos deste projeto estão contemplados o PowerPoint e mural com fotos e informações sobre o município que foram coletados e elaborados ao longo do mesmo.
· Avaliação: Será observado nos alunos:
- participação nas atividades propostas;
- a partilha de opiniões e informações coletadas.
- interesse no assunto;
- estabelecimento de relações do passado e presente em relação à história do município.
· Recursos:
- data show,
- rádio,
- fotos,
- computador com acesso a internet,
- máquina fotográfica,
- filmadora.
Projeto elaborado pelas docentes:
- Lucinda Carreira Hernandez
- Nadia Aparecida Leite de Alvarenga
- Nilcemara Aparecida Hernandes
- Rosane dos Santos
Nenhum comentário:
Postar um comentário