Registo digital da experiência

Registros digital da experiência


Este projeto foi elaborado em razão do centenário do nosso município que no próximo 27 de dezembro vai completar 100 anos.
Reunimos-nos, elaboramos o projeto. Saímos pela cidade e fotografamos os principais pontos montamos os slides.  Produzimos um hipertexto e selecionamos o blog sobre o assunto do projeto.
A tarefa se concretizou com duas turmas de 2º ano com 40 alunos em processo de alfabetização e envolveu as disciplinas de historia e geografia. O grupo de professores contava com duas professoras dos 2º anos, uma responsável pelo repasse da comanda e orientação dos alunos para desenvolver a atividade. A outra responsável pelo registro fotográfico e indicações nos  textos do tema que estava sendo explicado. A professora do 4º ano cumpriu a tarefa de filmar a aula e a do 5º ano desenvolveu o papel de registrar a tarefa (observador). Recebemos apoio da professora de informática que auxiliou no desenvolvimento da tarefa.
A aula seguiu como o plano, sem interferências, permitiu-se a participação dos alunos e houve colaboração da equipe em orientá-los no manuseio do computador. Como em nossa unidade os alunos já usam semanalmente o laboratório de informática não houve maiores dificuldades em cumprir as tarefas propostas.
Alguns fatos que merecem destaque veio por parte dos alunos que encontraram no blog, fotos e vídeos de seus familiares (que os deixou felizes) , da rua que moram, de eventos onde puderam perceber a presença de pessoas conhecidas ou mesmo por terem participado desses eventos.
Constatamos que os alunos alcançaram os objetivos propostos desenvolvendo as competências estabelecidas e enriqueceram os conhecimentos e, sobretudo aguçaram a curiosidade sobre o assunto desenvolvido.
Percebemos que o acesso ao hipertexto despertou curiosidade por se tratar de uma ferramenta pouco usada por elas e que o acesso ao blog deixou-os satisfeitos e orgulhosos por estarem eles, descobrindo como usar a tecnologia.
Confirmamos que foi uma atividade trabalhosa por se tratar de alfabetizando em diferentes fases o que exigiu da equipe de profissionais um cuidado especial na seleção das ferramentas que seriam usadas para que os objetivos pudessem ser atingidos, porém foi uma tarefa proveitosa e que nos enriqueceu por ser uma nova experiência de trabalho, que deverão ser incorporadas ao nosso planejamento.
Para elaborar a atividade utilizamos a bibliografia contida no livro:
Conto, canto e encanto com a minha história. Salto Grande cidade praia. Ed. Noovha América, 2001.
Também pesquisamos nos seguintes endereços eletrônicos: